ARTIGOS

Conectando a Reumatologia

Dia Mundial da Espondilite Anquilosante

Dia Mundial da Espondilite Anquilosante

 A espondilite afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas ainda é uma doença relativamente desconhecida. Dentre os principais sinais de alerta para o seu diagnóstico precoce reforçamos a presença de dor e rigidez na lombar e quadris, geralmente matinal e após períodos de repouso, e que melhora com a prática de exercícios físicos, sobretudo em pessoas abaixo dos 45 anos de idade. Se você já tem algum destes sintomas, procure um reumatologista para avaliação.

 

Desta forma, o objetivo desta data comemorativa não se resume apenas em aumentar a divulgação de informações sobre a doença, mas também trazer a conscientização sobre o efeito que ela tem na vida das pessoas, pois afeta não apenas a saúde física, mas também mental. Queremos que este dia seja aquele em que todos possamos nos conectar uns com os outros para apoiar e cuidar das pessoas que sofrem com esta doença. Por isso, reforçamos a importância do bem-estar emocional como uma das formas de enfrentamento à espondilite.  

 

Ser diagnosticado com uma doença crônica como a Espondilite Anquilosante é uma grande mudança de vida e pode desencadear depressão e sentimento de perda. Pesquisas mostram que o estresse, a ansiedade e os sentimentos negativos podem piorar os sintomas da EA, diminuindo seu limiar de dor e afetando o seu bem-estar emocional. É alarmante saber que 61% das pessoas com espondilite relatam ter problemas de saúde mental.

 

Vale destacar que ter uma boa saúde emocional é fundamental para promover a resiliência, a autoconsciência e o contentamento geral. Mas alcançar esta meta não significa que você deva estar sempre feliz e livre de emoções negativas e sim ter as habilidades e recursos para administrar sua vida diária.

 

É fundamental manter uma atitude positiva no enfrentamento da doença e seu tratamento vai muito além das medicações. É essencial que os pacientes se mantenham ativos em todos os aspectos de sua vida, seja profissional ou nas atividades do dia-dia, mas principalmente praticando exercícios físicos regulares e mantendo um estilo de vida saudável.

 

Por isso, no dia de hoje, vamos juntos levantar essa bandeira! Faça do seu bem-estar físico e emocional uma prioridade!

 

OUTROS ARTIGOS