ARTIGOS

Conectando a Reumatologia

Dia Mundial do Lúpus

Dia Mundial do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) trata-se de uma doença crônica que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso, estes passam a agredir as células e estruturas saudáveis do organismo, levando a uma doença auto-imune.

Os sinais e sintomas mais comuns que o paciente pode apresentar são: área avermelhada na região da face, principalmente no dorso do nariz e bochechas, dor e inchaço nas articulações, febre e mal-estar, mas também podem acometer os rins, pulmões, sistema nervoso central e outras partes do corpo.

Uma pesquisa com 3.500 participantes divulgada pela World Lupus Federation (WLF) no ano passado, mostrou que o lúpus afeta a mobilidade dos pacientes, no qual 7 em cada 10 participantes responderam que a doença atrapalha na realização de atividades do dia-a-dia, incluindo dificuldade em subir escadas (67%) e realizar atividades domésticas (69%).

No dia de hoje vamos nos conscientizar de que o Lúpus Eritematoso Sistêmico, apesar de não haver cura, tem tratamento. Assim,o quanto antes o diagnostico for feito, mais cedo conseguiremos iniciar o tratamento afim de melhorar os sintomas e restabelecer a qualidade de vida dos nossos pacientes.

OUTROS ARTIGOS