Fevereiro é o mês em que se comemora o Dia Mundial das Doenças Raras. E você já pensou o que significa ter uma doença rara?!
Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS - uma doença é considerada rara quando afeta até 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos, ou seja, 1.3 a cada 2 mil pessoas. No Brasil, estima-se que há 13 milhões de pessoas com doenças raras, número superior à população da cidade de São Paulo.
Essas doenças são caracterizadas por uma ampla diversidade de sinais e sintomas e variam não só de doença para doença, mas também de pessoa para pessoa que tenham a mesma doença.
E por que falamos de doença rara na reumatologia?
Cerca de 20% das Doenças Raras advêm de causas ambientais, infecciosas e imunológicas. Assim na Reumatologia lidamos frequentemente com doenças raras como o lúpus sistêmico, a espondilite anquilosante, algumas vasculites e a artrite reumatoide juvenil.
A mobilização na data de hoje é muito importante para alertar governantes, profissionais de saúde e a população sobre a existência e os cuidados com essas doenças. O objetivo é levar conhecimento e buscar apoio aos pacientes, além do incentivo às pesquisas para melhorar o tratamento.
Por isso, o GARE defende essa causa e reforça a bandeira:
Se você tem uma doença RARA, saiba que você não está sozinho!
SOMOS TODOS RAROS!